Confusões

O que todo astronomo odeia é confundirem astronomia com astrologia. É praxe, todos confundem, acham que nós amantes de desta ciência adivinhamos o futuro.

Embora possuam a mesma origem e morfológicamente sejam parecidadas, elas são bastante diferentes. As duas surgiram com o nascimento da ciência moderna, fruto da teoria e da observação, em meados do século XVI e início do século XVII. Com os estudos de Johannes Kepler, ele acreditava que as estrelas eram perfeitas e por isso manteve estreita relação com a astrologia chegando muitas vezes a perguntar se não haveria influência delas no caos do dia-a-dia.

Mas astronomia é uma ciência exata que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica de todos os corpos celestes. O profissional possui graduação e tem amplo domínio de Física e Matemática. Através da observação procura respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como em sua atmosfera.

Já a astrologia preocupa-se apenas com um certo grupo de astros. E busca identificar uma relação entre suas posições e deslocamento do céu com o destino e conduta moral dos seres humanos. Somente eles constroem horóscopos e mapas astrais. Tem forte ligação com o aspecto místico que o Universo desperta no Homem, e geralmente são praticantes de outras artes divinatórias.

Sendo assim, a astronomia é uma ciência exata que tem como auxiliares a física e a matemática e a astrologia busca através do movimento de determinados corpos celestes criar um relação com o comportamento humano.

Tomara que muitos como eu não tenham tal problema, se bem que isso ocorre por falta de informação. Que poderia ser melhor divulgada tando pelos meios de mídia quanto pelas próprias escolas.

E esperamos que daqui a algum tempo a astronomia seja uma ciência tão reconhecida pela sociedade como qualquer outra.



1 comentários:

Gisele Krama disse...

Acho que está na hora de por esta máquina - fruto de uma modernidade esquecida - para funcionar.
Comece a escrever, pensar e analisar. O Enast e Elast já estão aí...trate de se atualizar garota...vamos vamos

Corra Rita Corra