As observacões astronômicas de Galileu

Em comemoração ao Ano Internacional de Astronomia (AIA) o planetário da UFRGS promove no dia 27 de abril a palestra "As observações astronômicas de Galileu" com o Prof. Fernando Lang da Silveira. O evento ocorrerá a partir das 19h na Sala Multimeios do Planetário e a entrada é franca.

Durante a palestra o Prof. Fernando irá falará sobre as observações astronômicas de Galileu em 1609. Sendo que elas serviram para contestar a teoria de que a terra era o centro do Universo, embora esta na época padecia de inúmeras e graves objeções mecânicas e astronômicas (além das objeções da própria Igreja). E, foram estas observações que serviram de argumento para a teoria heliocentrica de Copérnico.

Também será comentado no evento sobre o livro "A Mensagem das Estrelas" do próprio Galileu. O livro fora terminado em 1610 e relata as observações de 1609, que servira de instrumento para comprovação da hipótese coperniana. Além disso, toda a sua produção intelectual subsequente até sua condenação em 1633, esteve a serviço dessa hipótese e de uma nova cosmovisão, opositora da metafísica cristã aristotélica-tomista.

Sobre o palestrante

Fernando Lang da Silveira é doutor em Educação e professor associado da Univesidade Federal do Rio Grande do Sul, lotado no Instituto de Física. Atua na área de Pesquisa em Ensino de Física com especial interesse em Métodos quantitativos aplicados à pesquisa de ensino, História e Filosofia da Ciência e Temas de Física Geral.

Para maiores informações sobre a palestra acessem o site http://www.planetario.ufrgs.br/.

0 comentários: