Encontro de astronomia reune profissionais e amadores da AL


O maior encontro de astronomia no Brasil, Enast (Encontro Nacional de Astronomia), em comemoração ao Ano Internacional de Astronomia, realizará o 1º Encontro Latino Americano de Astronomia (Elast). Os eventos irão ocorrer na cidade de Londrina no Paraná, dias 31 de outubro e 1 de novembro. O objetivo é promover o intercâmbio entre astrônomos profissionais, amadores e interessados em Astronomia de diversas regiões do país e do continente.

Durante o evento serão apresentadas várias palestras por alguns dos mais significativos astrônomos brasileiros e latino americano, além de trabalhos desenvolvidos por observatórios e instituições do Brasil e da América Latina.

No ENAST, também ocorre o forúm para discussão de assuntos de interesse dos astrônomos para divulgar a Astronomia, possibilitando o acesso da população em geral ao conhecimento científico.

Também no evento este ano ocorrerá o 5º Concurso Nacional de Astrofotografia e o 1º Concurso Latino-Americano de Astrofotografia, que premiará as melhores imagens brasileiras e latino-americanas em diversas categorias. Além dos concursos haverá uma grande Exposição de Astrofotografias, onde participarão as imagens obtidas antes de 17 de novembro de 2008 e que não participarão dos concursos.

Paralelo ao ENAST ocorre o 1º Encontro de Observadores de Cometas onde acontecerão palestras, apresentações orais, resumos e painéis onde pôsteres abordarão a atividade de observação de cometas.

Enastinho

Os estudantes do ensino fundamental e médio e professores poderão participar do Enast visitando exposições de astrofotrafias, participando de mini-cursos e mostra de instrumentos astronômicos.

Inscrições

As inscrições de participantes ocorrem de 01/02/2009 a 31/08/2009 e são gratuitas. Além disso é possível conseguir alojamento gratuito. As vagas para alojamento feminino já estão esgotadas.

Para maiores informações acesse o site http://web.sercomtel.com.br/enast/index.htm

0 comentários: