Estrela de nêutrons é fotografada em nebulosa planetária


A Nasa, fotografou um pulsar - estrela de nêutrons pequena e densa - na região central de uma nebulosa planetária . O pulsar denominado pelos cientistas de PSR B1509-58 foi descoberto através do telescópio espacial Chandra X-ray em uma zona ocupada por gás e poeira, com mais de 150 anos-luz de extensão.

Embora seja pequeno em torno de 19km de diâmetro, o PSR emite uma poderosa energia composta por íons e elétrons que é capaz de criar estruturas complexas ao seu redor como a mão cósmica da foto acima.

Os pulsares são fragmentos de estrelas que entram em colapso, conhecido também como supernova. E na maioria das vezes possuem um campo gravitacional até 1 bilhão de vezes superior ao da Terra. Porém o PSR surpreende os astrônomos com uma força gravitacional que é cerca de 15 trilhões de vezes maior do que a do nosso planeta. Devido a isto ele é considerado um dos geradores eletromagnéticos mais potentes da galáxia.

1 comentários:

Astronomia - Chapecó disse...

Oie Angelita, td bem? Parabéns pela iniciativa. A astronomia é uma área que facina, mas precisa ser mais divulgada.

acessa meu blog tbm, esta um pouco desatualizado, mas em breve retornarei com novas noticias e outros, sobre a astronomia

me add no msn anarquia_diegoboneles@hotmail.com

ou meu orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=10588611555424716819

até mais
bjoos